top of page
Terapia EMDR

A sigla EMDR significa “Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares” (“Eye Movement Desensitization and Reprocessing”).

O EMDR é uma abordagem psicoterápica, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, utilizada para o tratamento de traumas, ansiedade, fobias, depressão, transtornos, conflitos diversos e doenças psicossomáticas, bem como para promover o aprimoramento do desempenho futuro e a qualidade de vida.

Por meio de estímulos bilaterais (visuais, auditivos ou táteis) é possível reprocessar a memória ou a experiência adversa que bloqueia o desenvolvimento saudável do indivíduo.

O EMDR promove um “diálogo” entre os hemisférios cerebrais (região onde se encontra armazenada a memória das lembranças dolorosas), desbloqueando o sistema nervoso e permitindo ao cérebro reprocessar (metabolizar) a memória traumática, conduzindo-o a seu próprio processo de cura. Em pouco tempo, o indivíduo tem a sensação de maior distanciamento da perturbação traumática.

A terapia EMDR pode ser usada como uma terapia adjuvante de outras abordagens psicoterápicas ou como uma abordagem com um tratamento por si só.

Embora a terapia EMDR possa produzir resultados mais rapidamente do que outras formas de terapia, a velocidade não é o objetivo da terapia e é importante lembrar que cada cliente tem necessidades diferentes.

bottom of page